Cheat codes, diversão, truques, dicas, macetes, download, games, tutorial, SEO, SEM, design, humor, mulheres, celular, spoilers
Os bancos são instituições inevitáveis na vida de um cidadão. A partir do momento em que uma pessoa começa a movimentar dinheiro, ela irá prescindir de um banco para pagamentos, recebimentos, investimentos, empréstimos e demais movimentações que envolvam valores monetários.
Os serviços bancários são considerados essenciais e tem parte de suas ações regulamentadas pelo governo, mas bancos são empresas visando lucro e uma das formas de aumentar esse lucro é cobrando tarifas por serviços prestados.
O valor das tarifas bancárias não é tabelado, sendo determinado pelo próprio estabelecimento. Ao escolher o banco que irá receber seus proventos, verifique a taxa bancária, ou taxas bancárias, cobradas. Não há mais serviços com por cento gratuitos, e as instituições financeiras esmeram-se em cobrar tarifas bancárias dos serviços mais utilizados pelos correntistas.
A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) sempre divulga o valor das tarifas bancárias e taxas de juros de alguns dos serviços mais utilizados nos maiores bancos brasileiros, estatais e privados. Acompanhe a última comparação de tarifas bancárias.
Muita atenção quando efetuar qualquer pagamento por meio de boletos bancários. Não pague nada além do preço acordado pelo produto ou serviço. Se um boleto vier com termos como “taxa de emissão de carnê”, “tarifa de emissão de boleto” ou qualquer frase semelhante, denuncie.
A cobrança indevida de tarifa em boletos é considerada abusiva, pois o preço final do produto precisa levar em consideração as taxas bancárias. Qualquer quantia a mais emitida no boleto é lucro para a instituição financeira, por isso bote a boca no trombone e exija seus direitos de consumidor.
Alguns serviços prestados ao correntista são considerados essenciais, ou seja, não é possível não fazê-lo ao movimentar a conta. Esses serviços precisam sofrer isenção de tarifa bancária; são eles: