celsojunior.net

Cheat codes, diversão, truques, dicas, macetes, download, games, tutorial, SEO, SEM, design, humor, mulheres, celular, spoilers

Tabela IPVA 2009 SP, MG, RJ, BA, RS, PR, PE, CE, PA e MA: valores e descontos


A Receita Estadual junto com a Secretaria da Fazenda de todos os estados do Brasil já disponibilizam a nova tabela do IPVA 2009 (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), assim como seus valores, preços e super descontos promocionais de até 30% para aqueles que pagarem o tributo em uma única parcela.

O valor do IPVA varia de estado para unidade federal, mas geralmente segue-se uma linha de cálculo que fica entre 1% a 4% do valor venal do veículo. Vale lembrar que a alíquota pode ser paga em até 3 parcelas consecutivas. Já o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) tem que ser pago em uma única parcela, à vista.

O dono do veículo, moto, caminhão, caminhonete e/ou ônibus recebe sua guia de pagamento e arrecadação via Correios já com as datas e preços pré-estabelecidos, mas caso queira coferir a tabela de preços, valores e descontos para todos os estados da união, vide lista abaixo:

SEFAZ SP: licenciamento eletrônico, cálculo e geração de guia IPVA e DPVAT.

SEF MG: restituição, isenção, RENAVAM, revisão de valores e imunidade.

SEF RJ: consultas tributárias, formulários, orientações ao contribuinte e certidão de situação fiscal.

SEFAZ BA: base de cálculo, DAE, certidões e autenticação.

SEFAZ RS: devolução de tributos, envio do IPVA por email e inadimplentes.

SEFA PR: descontos, calendário e prazos de pagamentos.

SEFAZ PE: DETRAN, legislação e emissão de guias.

SEFAZ CE: DAE, certidão de quitação, tabela e valores.

SEFA PA: super descontos e gerador de guia de arrecadação online.

SEFAZ MA: pagamento, isenção e valores corrigidos.


OBS.: A lista acima corresponde aos 10 estados mais populosos do Brasil segundo informações publicadas pelo meu amigo Daniel Bender. Caso você não resida em nenhuma destas unidades federais, procure mais informações detalhadas e completas na Secretaria da Fazenda de seu estado.