celsojunior.net

Cheat codes, diversão, truques, dicas, macetes, download, games, tutorial, SEO, SEM, design, humor, mulheres, celular, spoilers

As DRM’s e o Blu-Ray vão solucionar o problema da pirataria?!


Todos já estão cansados de saber que pirataria é crime e dá cadeia, mas o que fazer para combatê-la?! O ano de 2006 talvez tenha sido o ano em que as grandes companhias estiveram mais empanhadas em combater este mal. Um exemplo disso foi a implementação das famosas DRM’s.

Não sabe o que é DRM?! A sigla vem de Digital Rights Management ou em um português claro, Gestão de Direitos Autorais que restringe a cópia de conteúdos digitais através de sistemas e/ou métodos personalizados que restringem, por exemplo, o número de vezes que certo aplicativo poderá ser instalado ou até mesmo a validade deste aplicativo, protegendo as marcas registradas.

Um exemplo vivo dessa luta contra a pirataria é o novo Windows Vista que vem carregado de DRM’s onde, segundo a Microsoft, será muito difícil de burlar. Caso o Windows Vista não for original, o mesmo terá algumas restrições como o não funcionamento perfeito de vários ítens do sistema operacional, restringindo o usuário a fazer modificações e até mesmo de instalar outros aplicativos.

Em relação aos consoles, o Playstation 3 da Sony usa tecnologia Blu-Ray em seus games ao invés do tradicional DVD, logo cerca de 80% dos games para PS3 estarão usando esta tecnologia. Mas o que é Blu-Ray?! É um disco ótico parecido com o CD e o DVD, mas cuja capacidade pode chegar a 27GB em camada única e a 54GB em camada dupla. Será que alguém aí tem um gravador de Blu-Ray para piratear os games do PS3?!

Mas enfim, na minha opinião sempre haverá pirataria. Acho que todos estes métodos citados acima são apenas medidas provisórias. Infelizmente, em pouco tempo tudo voltará ao “normal“, pois estes bloqueios só servem de incentivo e inspiração para que os crackers e os hackers possam mostrar mais uma vez para o mundo que tudo que envolve tecnologia é reversível.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

As DRM’s e o Blu-Ray vão solucionar o problema da pirataria?!